Autora: Raquellen Milbratz = Professora de Educação Infantil
Jogos Heurísticos é um jogo onde a criança tem a oportunidade de estar em contato com diversos objetos do cotidiano, essa variedade de objeto irá proporcionar uma estimulação sensorial.
(1) Definições:
- Relacionados com a ciência que se dedica à descoberta dos fatos.
- Usado para descobrir ou investigar algo.
- Uma hipótese de trabalho adotada provisoriamente, como ideia diretriz, na pesquisa dos fatos.
- Método pedagógico que leva o aluno a aprender por si mesmo.
Os “Jogos Heurísticos” é uma atividade muito diferenciada e que proporciona uma aprendizagem muito significativa. Ele é apresentado de forma diferente como jogo onde a criança cria e se diverte, fazendo descobertas, com liberdade e espontaneidade.
Na proposta, são disponibilizados diversos tipos de materiais (de preferência naturais) escolhidos com a finalidade de proporcionar estímulos e experiências às percepções das crianças. O adequado é apresentar a proposta em pequenos grupos para facilitar a interação. Os materiais são selecionados antecipadamente pelo professor e disponibilizados de maneira convidativa e organizada, assim as próprias crianças inventam suas brincadeiras e exploração dos objetos.
No aprender heurístico, descobrem as coisas por si mesmo, desenvolvem a concentração, organização, aprimoram a coordenação do corpo, a autoestima e muitas outras habilidades.
Segundo GOLDSCKMIED (2006) apud VENÂNCIO (2020), é preciso considerar algumas questões ao organizar a atividade:
- Verificar um espaço suficiente para as crianças movimentar-se tranquilamente;
- O professor deve coletar objetos não estruturados (naturais, reciclados, entre outros) que favoreçam a exploração das crianças;
- Propor variedades de materiais. Oferecer uma quantidade adequada de objetos para que as crianças não precisem disputarem com demais colegas;
- Delimitar um horário do dia (sugere-se 1 hora);
- Os brinquedos e demais materiais presentes cotidianamente na sala devem ser guardados antes da interação heurística;
- Enquanto as crianças exploram os objetos, o professor pode reorganizar discretamente os materiais para que continuem convidativo às crianças. O professor deve apenas observar e fazer anotações, não influenciar na brincadeira inventada pelas crianças (interferir se for necessário ou se a criança solicitar uma abordagem ao mesmo);
- Às crianças maiores de 18 meses: ao término da interação, os objetos devem ser recolhidos pelas próprias crianças com auxílio do professor. Todos os materiais devem ser guardados em sacolas, classificados por tipos, cores ou tamanhos (verificar de acordo com a turma).
Referências Bibliográficas:
GOLDSCKMIED, E.; JACKSON, S. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. Tradução: M. Xavier. – 2ª ed. Porto Alegre: Grupo a, 2006.
VENÂNCIO, Patrícia. Curso: O brincar heurístico e sua contribuição para o desenvolvimento infantil. Rede Nacional Primeira Infância, 2020. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/evento/o-brincar-heuristico-e-sua-contribuicao-para-o-desenvolvimento-infantil/#:~:text=De%20acordo%20com%20Elinor%2C%20o,desenvolve%20habilidades%20e%20novos%20conhecimentos Acesso em: 18/01/2021.
留言