1 - Para a Educação Infantil, os campos de experiências são comuns a todas as faixas etárias, mas os objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento são específicos para cada uma delas. Para o Ensino Fundamental, são descritas habilidades específicas para cada um dos componentes em cada ano do Ensino Fundamental. No Ensino Médio, é relacionado um conjunto de habilidades para cada competência específica de área.
2 – A BNCC apresenta código = Vamos entendê-los
As aprendizagens especificadas na BNCC são organizadas para as diferentes etapas e identificadas por um código alfanumérico. Na Educação Infantil, os códigos se iniciam com EI, e no Ensino Fundamental com EF. E no ensino médio com EM.
3 - Como estamos falando da Educação Infantil estudaremos os códigos dela.
EX: EI02TS01
EI = Educação Infantil
02 = O primeiro grupo de números representa a faixa etária = bebês, (0 a 1 ano e 6 meses) crianças bem pequenas - (de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e criança pequenas – (4ª anos a 5 anos e 11 meses).
TS – O segundo par de letras representa o campo de experiências =
# EO = O Eu, o Outro e o Nós
#CG = Corpo, Gestos e movimentos
#TS = Traços, Sons Cores e Formas
# EF = Escuta, fala, Pensamento e Imaginação
# ET = Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
01 - O segundo par de números refere-se à habilidade sequencial no campo de experiência segundo a faixa etária
4 - O código EI02TS01 refere-se ao primeiro objetivo de aprendizagem e desenvolvimento proposto no campo de experiências “Traços, sons, cores e formas” para as crianças bem pequenas (de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).
5 - Ensino Fundamental, observe como se estruturam os códigos alfanuméricos das habilidades
O código EF67EF01 refere-se à primeira habilidade proposta em Educação Física no bloco relativo ao 6º e 7º anos. Vale lembrar que o uso de numeração sequencial para identificar as habilidades de cada ano ou bloco de anos não representa uma ordem ou hierarquia esperada das aprendizagens.
6 - No Ensino Médio, os códigos alfanuméricos das habilidades são compostos da seguinte maneira:
O código EM13LGG103 refere-se à terceira habilidade proposta na área de Linguagens e suas Tecnologias relacionada à competência específica 1, que pode ser desenvolvida em qualquer série do Ensino Médio, conforme definições curriculares.
7 - A BNCC, ao definir as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas a todos os estudantes brasileiros, expressa um parâmetro de igualdade educacional que deve ser referência em todas as escolas do país. No entanto, a qualidade educacional não se garante exclusivamente por parâmetros de igualdade. É preciso, também, promover equidade.
Igualdade = significa definir as aprendizagens que todos têm direito.
Equidade = é oferecer condições adequadas para que cada estudante tenha condições de realizar propostas ou outras coisas com iguais condições.
9 - A BNCC se apoia em dois fundamentos pedagógicos: o compromisso com a educação integral e o foco no desenvolvimento de competências.
A BNCC coloca que os alunos devem ser preparados para atuar com discernimento e responsabilidade, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades, ter autonomia para tomar decisões e, ainda, aprender a aprender. Para tudo isso ele precisará de habilidades, por isso competência e habilidade andam juntas.
10 - Vou dar um exemplo na prática: Competência: “Esse aluno já sabe ler” que habilidades ele precisou para aprender a ler?
Habilidades = = a habilidade: aplicação prática de uma determinada competência = O aluno primeiramente decodifica os símbolos escritos, captar o sentido do texto lido, deve interpretar uma sequência de ideias ou acontecimentos que estão implícitas no texto e ser capaz de reter as informações.
댓글