Podemos usar Parecer Descritivo ou a Avaliação Descritiva, que é a mesma coisa, para começarmos a avalição é preciso fazermos três perguntas:
O que avaliar?
• O processo de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança, a partir das propostas elaboradas. Acompanhamento que diz respeito a avaliar o trabalho pedagógico e o desenvolvimento;
Para quê?
• Para acompanhar as necessidades, desejos e desafios, com estratégias para atendê-las.
Como?
Planejando experiências significativas para elas, respeitando-as como sujeitos de ação, observando - criando vivências variadas, registros das conquistas, avanços e o que é ainda um desafio.
O planejamento parte do interesse das crianças, de forma lúdica e dentro dos eixos da Educação Infantil = Brincadeiras e Interações. Levando em consideração os aspectos: cognitivos, social, afetivo e físico.
Para o processo de escrita dos pareceres o primeiro passo é a observação, o que falam, pensam, escolhem, o que evitam, a rotina, durante as atividades diversas, como se comportam com a perda, ouvir suas ideias, enfim a observação é constante e contínua e ocorre em todos os espaços.
Após a observação vem o registro, em um caderno é feito o registro de cada criança individual, o que avançou e não avançou, seu desenvolvimento.
Observar, registrar e acompanhar o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de cada criança, é fundamental para uma avaliação verdadeira e concreta.
Num texto com linguagem clara, objetiva e esclarecida, dentro de um contexto, tendo um conteúdo significativo que foi retirado do caderno de registros, descrevendo o desenvolvimento da criança.
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação, na seção II, artigo 31, item 1, determina que a avaliação deve ocorrer “mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção”
A criança é um ser social e tem capacidades afetiva, emocional e cognitiva. É na Educação Infantil, que ela aprende algumas de suas primeiras responsabilidades: os deveres, a socialização, rotina, entre outras coisas.
O processo de ensino-aprendizagem ocorre de forma gradual, contínua, cumulativa e integrativa. Nesse sentido, envolve ações, sentimentos, erros, acertos e novas descobertas. A avaliação, então, serve como auxilio nesse processo, pois ajuda o professor a refletir sobre sua prática pedagógica, o desenvolvimento e ampliação das capacidades e habilidades da criança.
Visite o vídeo no Youtube
Comments