Qual a importância dos Campos de Experiências na educação infantil?
Os Campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver de 0 a 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem dos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente escolar.
O Eu, o Outro e o Nós
Nesse campo, deve ajudar a criança a ter uma imagem positiva de si. Além disso, precisa fazer com que ela tenha autoconfiança para vencer os obstáculos e as dificuldades no começo da infância.
Trabalha com as experiências de interação com os pares e os adultos, a partir das quais as crianças constroem um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida e pessoas diferentes. Ao mesmo tempo que vivem suas primeiras experiências sociais, desenvolvem autonomia, construindo a identidade e a subjetividade.
Corpo, Gestos, Movimentos
Estimula experiência das crianças em situação de brincadeiras, nas quais exploram o espaço o corpo e as diferentes formas de movimento.
É importante fazer com que a criança reconheça os limites do próprio corpo para cuidar mais de si mesma. Valorizar as brincadeiras de faz de conta, o mundo da fantasia ou teatrais, viva experiência com as diferentes linguagens, como a dança e a música, ampliando as possibilidades expressivas do corpo.
Traços, Sons, Cores e Formas
As atividades desse campo ressaltam as experiências das crianças com as diferentes manifestações artísticas, científicas e culturais. Elas também incluem um contato mais próximo com a música e a linguagem visual.
Além de enfatizar a escuta, os trabalhos são dirigidos para aumentar o repertório musical e fazer com que a criança desenvolva o senso crítico para escolher os estilos musicais que mais despertam interesse.
Passam a conviver mais com instrumentos musicais e canções tradicionais de festas populares. Valoriza a atividade das crianças, nas diferentes propostas de que participem, envolvendo desenho, fotografia, pintura, escultura, modelagem, colagem e gravuras.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Esse campo mostra como a linguagem oral é indispensável para a boa convivência e a compreensão de tudo que acontece ao redor. Ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda e jogos cantados.
Oferecer o contato com livros e gêneros literários para, intencionalmente, desenvolver o gosto pela leitura e introduzir a compreensão da escrita como representatividade gráfica. Promovendo imitações de atos escritos em situações de faz de conta, bem como situações em que a criança se arrisca a ler e a escrever de forma espontânea.
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Nesse campo, da ênfase a construção de noções espaciais relativas a uma situação estática (perto, longe) ou a uma situação dinâmica (para frente, para trás), experiências em relação ao tempo (dia, noite, estações do ano, entre outros).
Por meio de situações problemas em contextos lúdicos, as crianças podem ampliar, aprofundar e construir novos conhecimentos sobre medidas de objetos, de pessoas e de espaço, compreender procedimento de contagem. Ressalta ainda as experiências de relações e transformações favorecendo a construção de conhecimento e valores das crianças sobre diferentes modos de viver de pessoas em tempos passados ou em outras culturas.
Parabéns Mestra! Seu Blog está excelente.
Muita informação maravilhosa! Obrigada!🙏