A acolhida envolve muitos aspectos entre eles entender que a criança está deixando seu espaço natural e seguro para entrar em um espaço coletivo, com pessoas diferentes, regras e limites. Uma grande mudança a tudo que está acostumada, por esses motivos, a forma que a acolhida acontece precisa ser criativa, divertida e com muita energia.
Não podemos esquecer que precisamos acolher também os pais que ao verem a criança chorando, agarradas a eles se sentem inseguros e com medo pensando se será bem cuidada.
A acolhida deve ser bem planejada e de diferentes formas, pensando em aconchegar e ofertar conforto e segurança dessa forma a criança se sentirá, confortável, segura e com alegria em vir. O currículo de Blumenau diz que:
A acolhida e a despedida: Ao receber e despedir-se das crianças diariamente, pode-se potencializar ou fragilizar vínculos e afetos entre professores, crianças e familiares, por isso é tão importante planejar estes momentos. A acolhida e a despedida envolvem relações de sensibilidade e delicadeza no diálogo do professor com as crianças e famílias. O planejamento para estes momentos necessita de um olhar responsável do professor para que o espaço seja intencionalmente organizado, seguro, acolhedor e diversificado, evitando práticas repetitivas e rotineiras. (BLUMEUNAU, CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU, p.39)
As atividades devem ser tranquilas e dinâmicas, recebendo a criança com alegria, conversando com os pais para tranquilizá-los. A acolhida da criança ao chegar no CEI será um marco na vida dela e quando esse processo se tornar natural ela aprenderá de forma apropriada, divertida e os pais estarão gratos, seguros e tranquilos. Nessa mesma proporção deverá acontecer a acolhida para as crianças que chegarem no período vespertino.
Para isso precisamos proporcionar propostas pedagógicas diferenciadas, atrativas para a acolhida da criança, promovendo a socialização e o acolhimento, onde ela terá a oportunidade de interagir e brincar com seus colegas. Gerando dessa forma vínculos afetivos, gerando troca de experiência e ampliando seu conhecimento já na chegada ao CEI.
Passos necessários para uma acolhida de qualidade:
1 Organizar o espaço físico onde a criança será acolhida com objetos no teto, coisas coloridas, um espaço bonito e acolhedor;
2 Ter sensibilidade na conversa com os pais, afetividade e entendimento diante de cada situação que se apresenta;
3 Receber a criança com propostas diferentes todos os dias como: massinha, lego, peças de encaixe, brincadeiras nos cantinhos, jogos educativos, entre outros.
5 Desenvolver ações calmas, onde uma brinque com a outra gerando um ambiente gostoso, com gentileza e autonomia;
Essas propostas deverão ser pensadas para que a criança brinque sozinha e a professora esteja livre para receber as que chegam, em outros momentos deverá está fazendo intervenção junto as crianças.
A criança ao chegar ao CEI precisa de estímulos para entrar, interagir e brincar, diante disso vemos que a TV não ajuda em nada, até mesmo porque em casa em muitos casos ela já passa muito tempo em frente a TV. Só deverá ser usada como proposta pedagógica colocada no planejamento, dentro do projeto que está sendo desenvolvido.
Em alguns horários uma professora recebe as crianças dela e de outras salas, porém, assim que a outra professora chega deverá pegar suas crianças ir para sua sala e ali fazer o acolhimento conforme seu planejamento, embasando no planejamento da acolhida.
Referência Bibliográfica
BLUMEUNAU, CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU, p.39
Comentários