Estudar em um ambiente harmonioso, onde todos se respeitam, mesmo com as diferenças, são tratados com igualdade, é o sonho de todo estudante e o desejo de qualquer escola.
Mas infelizmente o bullying está presente no espaço escolar constantemente, crescendo de forma assustadora, trazendo tristeza, dor e agressividade. O bullying está caracterizado em diversas formas de expressão, o que ocorre entre os alunos são: rótulos, palavras torpes, agressões verbais ou físicas que atingem de forma direta ou indireta a todos na escola.
O conceito é bem amplo, nesse trabalho foi considerado o apontamento de Assis (2010) como: "Abuso de poder físico ou psicológico entre pares, envolvendo dominação, prepotência, por um lado, e submissão, humilhação, conformismo e sentimentos de imponência, raiva e medo, por outro. As ações abrangem formas diversas, como colocar apelidos, humilhar, discriminar, bater, roubar, aterrorizar, excluir, divulgar comentários maldosos, excluir socialmente, dentre outros". (ASSIS, 2010, p.96)
É possível sim reduzir dentro das instituições esse problema, mas é preciso criar um projeto e envolver a todos.
Se você deseja conhecer o meu projeto sobre esse tema, que foi publicado no livro na Universidade Federal do Paraná, do qual reduziu muito o Bullying entre as crianças pequenas visite o site: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/51866/R%20-%20E%20-%20LENICE%20RAMOS%20DUTRA.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Desejo uma boa leitura.
Comments