Afetividade é um termo derivado das palavras afeto e afetivo, que designa todos os fenômenos afetivos.
Afeto tem origem no latim affectus (ter disposição, estar inclinado a), que tem raiz em afficere (afetar, influir ou fazer algo a alguém). É a disposição de alguém por alguma coisa positiva ou negativa, de onde se constroem e se demonstram as emoções ou sentimentos. Pode-se ter afeto por algo, por uma pessoa, por um objeto, uma ideia, ou um lugar.
Demonstrar afeto é ter um gesto de carinho, como um cafuné na cabeça, um beijinho na testa, um abraço, etc. Esse gesto não é característica apenas dos humanos, os animais também podem demonstrar afeto.
Afetivo, do latim affectivus, está relacionado aos sentimentos e às características afetuosas.
Famosos autores e especialistas na área da educação, como Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, concederam à afetividade uma elevada relevância no processo pedagógico.
Para Piaget e Wallon, o desenvolvimento ocorre através de vários estágios, onde a inteligência e a afetividade se alternam em termos de importância e, no primeiro ano de vida predomina a afetividade, é através dela que o bebê se exprime e interage com o mundo que o envolve.
Mas, além dessa fase inicial, é a afetividade que determinará o tipo de relacionamento entre o professor e o aluno, influenciando na aquisição de novos conhecimentos desse aluno.
Portanto, isso mostra o quanto é importante não considerar apenas o aspecto cognitivo como o alvo principal da atenção, mas atentar, também, para a evolução da área afetiva, isso proporcionará ao aluno atingir o seu potencial máximo.
Vivemos temos onde há muita correria, muitas coisas para fazer, em casa os pais estão sempre atarefados e se torna muito difícil dar atenção que a criança e o adolescente precisam. Às vezes é mais fácil dar presentes que eles querem, para suprir a falta da atenção e afetividade.
Na escola os professores do ensino fundamental 2 tem muitas crianças e muitas disciplinas para dar conta e, da sexta série até o novo ano os professores dão uma disciplina apenas, porém tem várias turmas. Isso impossibilita em ter um bom relacionamento de afetividade para como os estudantes.
Com tantas coisas acontecendo na infância não é possível os professores apenas pensar nas disciplinas e nas notas, sem se importar com a vida em si dos estudantes.
Quando o estudante gosta do professor, passará a gostar também da disciplina tendo um comportamento positivo e se empenhando em aprender. A afetividade não quer dizer que o professor terá um relacionamento pessoal com cada um e sim um relacionamento afetivo com o grupo.
Para que haja essa afetividade o professor precisa inovar, trazer estratégias diferenciadas, entender que os alunos são puro movimento, o professor precisar usar esse movimento e reverter para sua disciplina em forma de debate, grupos de estudos e apresentações, simular um uma audiência onde um grupo defende tal assunto e outro é contra entre outras tantas estratégias.
Comments