Você acha que as criança que estão na escola no pre, primeiro, segundo e terceiro anos não precisam mais da ludicidade em seu dia a dia?
Nossas crianças saem da Educação Infantil cercadas pelo Lúdico e assim aprendendo, se desenvolvendo e ampliando suas capacidades e habilidades. E quando vão para a escola acontece uma ruptura muito grande. Na escola os profissionais pensam muito em alfabetizar, e assim as crianças tão pequenas tem que sentar uma atrás das outras, aprender a usar o caderno e copiar do quadro.
Então elas cansam não fazem, e tudo que tem nas mãos virá brinquedo, porquê? Elas querem brincar e isso é nato delas. Então até o terceiro ano que é a segunda antiga série é preciso alfabetizar ludicamente.
Projetos envolvendo a música, jogos, jogos heurísticos, projetos que elas escolham e passam a realizar o que for necessário, assim elas se sentem úteis, brincam se divertem e aprende de forma natural. Quando a criança tem interesse ela se envolve e aproveita, quando não tem interesse ela "bagunça". As professoras dessas turmas precisam ser cheia de movimentos e saber que a aula durará mesmo 4h sem folga.
Trabalhar com o lúdico não é só pensar em jogos, circuito ou cantos feitos com temas, é pensar além, onde as crianças se movimentam, trabalham construindo algo para o projeto e ajudando uns aos outros, numa interação e parceria. A alfabetização e o letramento elas são continuas, mas na escola ela é concretizado e acertado, o lúdico vai mostrar caminhos mais fáceis de ela aprender, pensar, criar e imaginar.
Se você deseja ler mais, acesse o site: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/utilizacao-do-ludico-como-ferramenta-pedagogica-para-alfabetizacao-e-letramento/30436
e desfruto do artigo que escrevi.
A Universidade aberta do Brasil - polo UAD em Blumenau, gostou do artigo e postou em sua página. site: https://uabblumenau.blogspot.com/2013/07/a-utilizacao-do-ludico-como-ferramenta.html
Comments