top of page
Foto do escritorleniceramos

A ética na Educação

Atualizado: 20 de fev. de 2021

Quando se fala de ética na educação logo se pensa na conduta do professor em relação a seus educandos. A ética gira em todos os princípios e valores que norteiam a ação estabelecendo regras para o bem comum, tanto no individual como no coletivo, assim estabelece princípios gerais. Boff aponta que “Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável: materialmente sustentável psicologicamente integrada e espiritualmente fecundada” (1997). No caso da educação gira em torno dos educandos.

Cortella (2010, pg.106) nos apresenta a seguinte definição:

“A ética é o conjunto de princípios e valores da nossa conduta na vida junta. Portanto, ética é o que faz a fronteira entre o que a natureza manda e o que nós decidimos. A ética é aquilo que orienta a sua capacidade de decidir, julgar, avaliar.”

A atuação do professor, seja com os educandos ou com o corpo docente, precisa apresentar um estilo de vida equilibrado, desapegado de vícios que prejudiquem a si mesmo e aos outros. Suas ações precisam conter: afeto, alegria, sobriedade, moderação e em sua fala deve usar palavras cultas e não chulas ou gírias. Diante disso, não se pode deixar de pensar na importância das vestimentas, que não devem ser inconvenientes como: rasgadas, transparentes, curtas ou apertadas. É propício o uso de algo que lhe caia bem, seja descente e que combine com ele/ela, ou seja, usar algo que mostre seu estilo, lembrando que até nisso será copiado. A ética está presente em tudo.

A coisas que um profissional jamais poderá falar, atitudes que são inaceitável.

- Comentário de ordem pessoal ou profissional negativa de outro docente ou de um educando;


- Falar mal da instituição fora do espaço de trabalho depreciando a direção, coordenação e outros;


- Se isolar em sua sala não permitindo que alguém lhe forneça sugestões para melhorar sua prática e não prestar auxílio a um colega quando este necessita;


- Ano após ano em sala, adquirindo experiência, se auto avalia como o “super professor”, pensando que sabe tudo, fechando-se, assim, para o aprendizado que acontece do educando para ele.


Como é possível um professor permanecer na educação, no trato com os educandos quando se está nesse cargo porque não tem outra profissão ou simplesmente esperando a aposentadoria? O professor precisa acreditar na educação e ter convicção de que ela pode mudar a sociedade. Tem papel fundamental, ele influência na maneira de pensar e agir dos educandos.

MEU LEMA É: AMO O QUE FAÇO E FAÇO O QUE AMO.

Esse é um pedacinho de mais um artigo meu lançado na internet.

Sejamos sempre éticos, sem importar se o outro é ou não.




BOFF. Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

CORTELLA. Mario Sergio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 9ed. – Petrópolis, RJ, Vozes, 2010.



27 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario


Marco Santiago
Marco Santiago
25 ene 2021

Puxa! O Blog está cada vez melhor. Parabéns!

Me gusta
Post: Blog2_Post
bottom of page