Ganhadoras do prêmio: Nacional em Vivências e Experiências na Educação Infantil em período de Pandemia. E é para elas hoje nossa homenagem.
Blumena
u é de
staque Nacional em Vivências e Experiências na Educação Infantil em período de Pandemia. Duas professoras foram premiadas com um valor em dinheiro e um curso da BNCC.
São elas: Zilda Alves e Raquellen Milbratz com sua Parceira Ivonete das Graças dos Anjos. O anúncio foi feito nesta tarde pela Fundação Maria Cecília Solto Vidigal, responsável pelo Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia.
V
amos conferir como foi esse projeto.
Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia
Vivências e encantos: o mundo digital na 1ª Infância (1 e 2 anos)
O projeto comtemplou os três critérios:
Critério 1 – Garantia dos direitos das crianças
Critério 2 – Garantia da aprendizagem e adaptabilidade
Critério 3 - Apoio e vínculo com as famílias
Assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil previstos na BNCC:
Conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. Trabalhando os campos de experiências previstos na BNCC sua
O Eu, o Outro e o Nós e Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.
Evidenciamos que a participação das famílias, que sempre foi importante, agora imprescindível para a efetivação dos planejamentos idealizados pelas professoras. Com a iniciativa de possibilitar o estabelecimento do vínculo e retomar as vivências, vimos nas atividades não presenciais, a oportunidade de mantermos o vínculo entre crianças, professoras e comunidade escolar. Portanto, o objetivo da nossa prática foi: Assegurar, durante o período das ati
vidades não presenciais, o vínculo com às crianças da turma de 1 e 2 anos B, proporcionando diversas experiências brincantes e possibilitar o fortalecimento do diálogo com suas famílias.
A princípio, idealizamos a proposta através dos aplicativos meet e zoom, mas muitas famílias não tinham internet amplamente disponível. Por isso, o aplicativo Whatsapp foi escolhido para essa ação, porque percebemos ser mais acessível à participação de todas as famílias nas propostas idealizadas.
As vídeoconferências eram mediadas pelas professoras e aconteceram da seguinte maneira: convidávamos a criança e seus familiares de convívio (mãe, pai, irmãos) para a reunião e
promovíamos uma atividade pedagógica que duravam aproximadamente 30 minutos. Por vezes, realizamos a chamada de vídeo em pequenos grupos com 2 ou 3 crianças juntamente com seus familiares.
Nessas reuniões, as professoras proporcionavam momentos de descontração e de ampliação do conhecimento com diversas atividades como: leituras de histórias (algumas conhecidas pelas crianças e outras novas), apresentação de fantoches construídos com materiais recicláveis, jogos, brincadeiras de adivinhas, cantigas de roda, apresentação de animais domésticos (cachorros, tartaruga), apresentação de elementos da natureza e muitas outras formas de interação, dependendo do interesse das crianças no momento.
O maior desafio vivenciado foi a pouca aderência das famílias às videoconferências no início da proposta e na realização das atividades não presenciais planejadas pelas professoras. Em meados do segundo semestre, a maioria dos familiares participaram mais das videoconferências.
Mas diante destes desafios, vimos possibilidades. Os vídeos pedagógicos realizados pelas professoras foram um
a alternativa às famílias que não tinham a possibilidade de participar das propostas, assim poderiam acessarem a qualquer momento a mídia para apresentarem às crianças.
Tememos muitas vezes que o avanço das tecnologias pode ser prejudicial ao desenvolvimento das crianças, mas a partir da realização desta prática, percebemos que se direcionada de maneira correta, pode ser uma grande aliada.
As videoconferências também proporcionaram um momento para compreendermos as dificuldades se
ntidas por algumas famílias durante a Pandemia em como lidar com o emocional dos filhos, poder auxiliá-las e esclarecer dúvidas quanto a realização das atividades não presenciais.
Parabéns!
Coordenadora Pedagógica Lencie e Professor Marco os nossos mais sinceros Parabéns e obrigada por tornarem realizarem uma educação de qualidade.
Commentaires