Você sabe quais são os pilares da educação?
Segundo a UNESCO e Jacques Delors, responsável pelo relatório da Comissão Internacional Sobre a educação do Século XX, diz que: para conseguirmos ter uma educação significativa e de qualidade que é o maior objetivo, essa educação vem a longo prazo e precisa se organizar em torno de quatro pilares de aprendizagens fundamentais.
Pilares, como o nome já diz, a base que precisamos para o ensino e aprendizagem que com certeza transformarão o mundo, começando por cada indivíduo, de uma maneira única e continua.
O professor precisar estar pesquisando continuamente para acompanhar a evolução e as coisas que mudam e evoluem muito rapidamente. O estudante também precisa buscar o conhecimento que está fora e trazer para dentro de si internalizando e assim aprendendo e colocando em prática, e para isso precisará compreender e como usar esse conhecimento. A verdadeira aprendizagem é a construção ativa e eficaz do conhecimento que o estudante adquire e coloca na prática.
1. APRENDER A CONHECER
Não podemos pensar apenas em preparar os estudantes para uma vida profissional e sim, em prepará-los para as mais diversas situações da vida que irão surgir. Segundo Delors (2001) a grande questão é o professor se perguntar como ele pode ensinar o estudante a colocar em prática os seus conhecimentos, tudo que aprendeu, adaptando esse conhecimento ao trabalho futuro do qual não se pode prever sua evolução.
2. APRENDER A FAZER
Não podemos pensar apenas em preparar os estudantes para uma vida profissional e sim, em prepará-los para as mais diversas situações da vida que irão surgir. Segundo Delors (2001) a grande questão é o professor se perguntar: como ele pode ensinar o estudante a colocar em prática os seus conhecimentos, tudo que aprendeu, adaptando esse conhecimento ao trabalho futuro do qual não se pode prever sua evolução?
3. APRENDER A VIVER JUNTO
Para conviver junto é preciso: aprender a lidar com as pessoas com diferentes opiniões, ter uma tomada de decisão diante de assuntos pertinentes, ter sensibilidade, respeito para como o outro e as diferenças, promover a liberdade, a paz, resolver conflitos de forma pacífica. Aprender a viver em sociedade convivendo com as regras, ajudando de forma significativa, com pensamentos críticos, tendo autonomia e vivendo ativamente. É na escola que eles aprendem a viver juntos, resolver pequenos conflitos, tomar decisões e convivendo com os outros em harmonia. Por isso o papel do professor é fundamental e necessário para que possam ensinar de forma eficaz.
4. APRENDER A SER
A educação precisa mudar a vida do estudante, seu caráter, em sua totalidade, ou seja, com maturidade, consciência da vida e seus aspectos, agir com autonomia, discernimento e responsabilidade, dessa forma desenvolverá com mais afinco sua personalidade. Estar preparado para agir de forma coerente e com cordialidade diante das diversas situações que virão. A educação deve preparar os estudantes para descobertas e novas experimentações sempre voltadas para o bem maior e a humanização.
Bibliografia
DOLORS,Jacques. Educação: um Tesouro a Descobrir. Relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre educação para o século XXI – 6 edição, - São Paulo: UNESCO, MEC, Editora Cortez, Drasilia, DF, 2001.
ALMEIDA, Ana Maria Galvão de Barros; ALMEIDA JUNIOR, Fernando Frederico de. Jacques Delors e os Pilares da Educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 03, Vol. 02, pp. 12-25, Março de 2018. ISSN: 2448-0959
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pilares-da-educacao - acesso em 31/12/20.
Comments